sábado, 10 de maio de 2014

ALGUMA COISA SOBRE BEETHOVEN

Olá, queridos leitores do legítimo blogger ARTE E CULTURA. Hoje vou escrever fatos interessantes do final de vida desse que sem dúvida nenhuma é um dos maiores mestres do movimento romântico na música mundial. Lugwig Van Beethoven.

                       " e depois, ei-lo de volta à sua morada sem alegria, ainda acompanhado por amigos fiéis, que receiam que seja atropelado na rua e morto. De volta para um quarto solitário e desordenado, cheio de piano(alguns especialmente construídos para um surdo - outro sem pé para permitir que ele tocasse de bruços no chão. Pilhas de músicas, pratos sujos em cima das cadeiras e no assoalho, uma bacia de louça que durante dias, ali estava sem ter quem a esvaziasse e uma cama por fazer.
                         No meio desse caos, Ludwig Van Beethoven morreu em 26 de Março de 1827, seis anos após o seu herói de outrora ter murmurado as últimas palavras e entregue a alma a Deus naquela ilha solitária, que ficava no fim do mundo. Houve razão para não se esquecer esse dia, pois no momento exato em que o grande mestre mergulhava no sono eterno, uma trovoada acompanhada de um furacão, tal como ninguém ainda presenciara igual, desencadeou-se sobre Viena.
                           No meio dos relâmpagos que cegavam e dos trovões que ensurdeciam, o bom deus escreveu "finis" na obra daquele de quem tinha razões para orgulhar-se. 
                           Quando o velho Ludwig foi levado para a sepultura, regimentos formavam alas nas ruas por onde passava o cortejo fúnebre. Até a casa de Habsburgo se sentiu na obrigação de prestar homenagem a esse extraordinário que, a seu modo, fora o maior iconoclasta e o mais perigoso rebelde entre todos os súditos da águia bicéfala. hoje Beethoven tornou-se um de nossos santos seculáres, enquanto que o nome de Napoleão é uma espécie de pastel rico e indigesto.
                            Os Beethoven eram de origem flamengo-holandesa. Tinham pouco sangue alemão na veias. O pai foi um tenor bêbado, que cantava a serviço do arcebispo-eleitor de colônia. Sua mãe, Maria Madalena Laym, trabalhara para esse mesmo dignitário, lavando pratos na cozinha. A família vivia em Bonn, onde o patrão passava maior parte do tempo.

                                                Biografia extraída da obra (Vidas ilustres) de autoria de:
                                                Hendrik Willem Van Loo. Obra do ano de 1945

Bem, um abraço a todos e até a próxima postagem!   
                       

Um comentário: