sexta-feira, 28 de junho de 2013

Biografia do escritor Julio Verne



              Olá meus caros leitores, hoje quero falar um pouco sobre esse grande escritor chamado Julio Verne. (Jules Verne) (1828-1905). Novelista Francês, nascido em Nantes, onde fez o curso de Humanidades, antes de ir para Paris estudar Direito. Foi um dos primeiros escritores a praticar uma literatura de antecipação, na linha da moderna ficção científica.
              Em 1848 compôs, em colaboração com Michael Carré, dois libretos para operetas e, em 1850, uma comédia em verso, de parceria com Alexandre Dumas Filho. Só descobriu, porém, seu verdadeiro gênero literário ao escrever algumas narrativas de viagem. seu primeiro grande êxito foi quando escreveu (Cinco Semanas Num Balão), isso em 1862, na revista Magazin d'Éducation, cujo diretor ofereceu a Verne um vantajoso contrato para que ele escrevesse duas novelas por ano.
             Entre suas obras mais conhecidas, figuram: Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1869), Os Ingleses no Pólo Norte (1870) e Viagem ao Redor do Mundo em Oitenta Dias (1872). A adaptação dramática de Miguel Strogoff também constituiu grande sucesso. Em todos os seus livros de viagem e aventuras, Verne predisse grande parte dos inventos que se tornaram realidade no século XX, desde o submarino às naves espaciais, em verdadeira antecipação do futuro.
           Daí a penetração de seus livros, traduzidos no mundo inteiro e lidos por crianças e adultos. além do sentido didático, suas novelas estão escritas em estilo claro, fluente e vigoroso. O autor desenvolve a ação episódica metodicamente, deixando o leitor preso à história, sempre de elevado nível imaginativo. Descendo ao seio da terra ou subindo aos espaços siderais, Verne nunca se deixa trair por situações ridículas, transpirando de seus relatos uma estranha verossimilhança. Antes de morrer, Verne viu suas obras premiadas pela Academia Francesa de Letras. Caros leitores, espero que essa biografia seja de interesse de todos vocês, afinal de contas, Julio Verne é um talento indiscutível da literatura mundial. Abraços!

                                                          Julio Cesar da Costa
                  

Um comentário: