domingo, 11 de agosto de 2019

Olá meus queridos leitores, hoje devido a muitos pedidos vou fazer um apanhado sobre questões relacionadas ao mundo da literatura. Este trabalho poderá servir de ajuda a professores, alunos e pessoas que se interessem por essa área. Segue abaixo o texto:

-- Uma característica fundamental da literatura pré-romântica consiste na valorização do sentimento. O coração triunfa do racionalismo neoclássico e do iluminista, transformando-se na fonte por excelência dos valores humanos.

-- As confissões de Rousseau é uma obra que pertence ao pré-romantismo.

-- A Inglaterra desempenhou um papel primacial na floração do pre-romantismo no século XVIII.

-- Na Alemanha, o pré-romantismo explode com o movimento do Sturm und drang no século XVIII.

--Entre os caracteres mais relevantes do estilo Rococó, devem ser referidos: a recusa do sublime, da visão trágica da vida; o gosto pela natureza simples e tranquila, cenário para elegantes e voluptuosas "fêtes champêtres" e para ternos idílios; concepção da vida como um sonho de felicidade.

-- O vocábulo "Rococó" deriva do francês Rocaille, que designa "Obra ornamental que imita os rochedos e as pedras naturais". Os neoclássicos e os românticos conferiram à palavra "Rococó" um sentido fortemente depreciativo: "Diz-se, em geral, de tudo o que é velho e fora de moda, nas artes, na literatura, nos trajes, nas maneiras, etc."

-- Na verdade, o Rococó deverá antes ser considerado como uma das linhas de força, como um dos componentes artísticos do emaranhado século XVIII, como a expressão de certos aspectos da sensibilidade e do espírito desta.

--Segundo Molière, o dever da comédia é corrigir os homens, divertindo-os.

-- Já para Boileau, o escritor deve impregnar sua obra de "Sábias lições."

-- Na verdade o Classicismo esconde um mundo de máscaras em que existem devotos que não creem em Deus, médicos que não creem na medicina, críticos incapazes de sentir a beleza de uma obra, falsos sábios que só veem na ciência um meio de subir no mundo, donas de casa que fingem amor pelas letras quando se trata simplesmente de satisfazer o seu snobismo.

-- O comer, o beber , o dormir, etc. -- são banidos da literatura clássica.

-- Para os partidários do classicismo a poesia deve imitar uma natureza despojada de traços disformes e grosseiros; ora os grandes escritores gregos e latinos apresentam nas suas obras uma natureza ideal e perfeita, de modo que sua imitação identifica-se com a própria imitação da natureza.

-- O que nos humanistas da renascença era admiração deslumbrada e sentimento espontâneo, transformou-se, na doutrina clássica, em atitude reflexiva e racionalmente justificada.

-- O fenômeno poético, na estética clássica, não se divorcia da reflexão e da cultura intelectual.

-- O classicismo procura não o particular, o caso único e isolado, mas o universal e o intemporal.

-- Com a geração de 1660, o neoclassicismo apresenta uma floração singularmente rica e de irradiação universal com Racine, Molière, Boileau e La Fontaine.

-- A cultura Francesa é impregnada de forte racionalismo no século XVII. Característica favorável ao Neoclassicismo.

-- Balzac, pertencia ao classicismo francês.

-- Chamou-se "ÉPOCA DA CRÍTICA", a segunda metade do século XVI.

-- As ARTES POÉTICAS de Horácio, foi uma espécie de evangelho de idéias literárias para as primeiras gerações humanistas da renascença, mas, não possuía arcabouço para tal empresa, e por isso se procurou na poética de Aristóteles o fundamento doutrinário indispensável.

-- Com efeito, o Neoclassicismo --, representou nas diversas literaturas europeias, desde finais do século XVII, uma generalizada reação contra o Barroco.

Bom meus queridos por hoje vou parando por aqui, brevemente postarei mais materiais que julgue importante a cultura em geral. Abraços e té mais!

Júlio Dalvorine

Nenhum comentário:

Postar um comentário