segunda-feira, 18 de novembro de 2019

                                                               FRANZ KAFKA

                                                        Biografia de Franz Kafka

        Franz Kafka(1883-1924) foi um escritor tcheco, de língua alemã. Atá hoje considerado um dos principais escritores da literatura mundial moderna. Kafka apresenta em sua escrita, certa ansiedade, alienação, e uma dose acentuada de revolta ao sistema dominante de sua época.
        Nosso escritor nasceu em Praga, e sempre apresentou um modo de ver sua época que o fazia diferenciado de todos os seus contemporâneos. Em sua conhecidíssima obra "A METAMORFOSE", ele retrata um homem alienado, que não consegue sair de seu quarto para ir ao trabalho. Às horas, a rotina, e o patrão, atormentavam de forma monstruosa a personagem principal da história. Que se via no corpo de uma centopeia, e com sua pele gosmenta o tal inseto se debatia com suas muitas perninhas tentando se levantar para cumprir com sua rotina diária de bom funcionário de uma grande e conceituada empresa.
        Filho de Hermann Kafka, rico comerciante, de origem judia e de Dona Julie Kafka. O escritor cresceu influenciado pela cultura judia, tcheca, alemã.
       Na adolescência revelou-se com tendências socialistas e ateias. Formou-se em direito no ano de 1906. Trabalhou numa companhia de seguros mas sua paixão sempre fora a literatura. Seu pai não aprovava tal inclinação inclinação artística e, Kafka sofreu profundamente com isso. Franz fez parte da chamada ESCOLA DE PRAGA e participou de reuniões com grupos anarquistas.
       Em 1917, viu-se obrigado a afastar-se do trabalho devido à uma tuberculose. Sua obra toda foi escrita em alemão, e quase toda ela publicada somente após sua morte. Franz Kafka apresenta um estilo realista, pela crueza e pelo detalhamento com que ilustra situações um tanto incomum. Sua obre "O PROCESSO", de 1925, cuja personagem principal é presa, julgada e executada por um crime que ela mesma desconhecia.
       Suas histórias apresentam constante confronto com o poder instituído de sua época. O escritor viveu praticamente a vida inteira em Praga, exceção feita ao período de novembro de 1923 a março de 1924, passado em Berlim, longe da esmagadora figura do pai, que não reconhecia de jeito nenhum a legitimidade de sua carreira de escritor. A maior parte de sua obra -- contos, novelas, romances, cartas e diários quase passaram desapercebidos em sua época. Kafka faleceu em um sanatório perto de Viena, Áustria, no dia 3 de junho de 1924, um mês antes de completar 41 anos de vida. Seu corpo foi enterrado no cemitério judaico de Praga. Quase desconhecido em vida, o autor de "O PROCESSO", "NA COLÔNIA PENAL", "A METAMORFOSE" e outras tantas obras primas da prosa universal é considerado hoje -- ao lado de Proust e Joyce -- um dos maiores escritores do século XX.

(Poeta: Júlio Dalvorine)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário